Como acabar com a ansiedade usando a EFT

Ansiedade, juntamente com o estresse, é talvez o problema número um dos dias atuais. Não há ninguém que possa dizer que não experimenta alguma ansiedade uma vez ou outra. Na maioria das vezes é algo corriqueiro do dia a dia e é relativamente fácil ser tratada com a receita básica da EFT. No entanto, para casos mais sérios que envolvem fobias e pânicos, será necessário um cuidado especial, no qual recomendamos trabalhar com um terapeuta praticante de EFT.
Somos nós mesmos os maiores inimigos de nossa ansiedade. Ela não é uma doença em si, mas é um desequilíbrio de como vemos a nós mesmos, pensamos a nosso próprio respeito e idealizamos nossas vidas e futuro. Não é a ansiedade que nos mata, mas sim a reação que temos para com ela.
A boa notícia é que podemos mudar facilmente esse quadro e parar de sofrer a respeito. Com o método da EFT podemos ter uma resposta muito rápida e passarmos para uma visão bem mais positiva da vida.
A primeira dica é fazer a EFT um pouco a cada dia, sem tentar resolver todos os problemas de uma vez só. Especialmente para os casos mais difíceis, há diferentes aspectos a serem trabalhados. Portanto, paciência é a primeira regra.
Não pense que a ansiedade é algo genético, de que porque seus pais têm você necessariamente terá. Na verdade, todos têm os genes e a tendência a ficar em ansiedade, mas o que a desperta são as causas externas, dependendo da maneira como você vive. A ansiedade em si, assim como outras emoções, não é uma coisa ruim. Ela faz parte de nosso instinto de proteção, assim como o medo. O problema está quando essa ansiedade passa para um estado crônico, onde você já não distingue mais o falso do verdadeiro.
Pessoas com maior pré-disposição a ter ansiedade são as que trabalham mais com o cérebro, são as mais intelectuais e racionais. Junte-se a isso um passado com algum trauma ou um ambiente de muita pressão ou exigência e certamente surgirá a ansiedade em algum momento da vida.
A característica principal é que tal pessoa precisa estar no controle da situação. São pessoas altamente competentes, mas que se sobrecarregam com exigências de si mesmas. No fundo elas têm medo de serem rejeitadas.
Quando experimentamos um quadro de ansiedade, dificilmente saberemos como nos livrar dela. Quando é mais séria, como síndrome do pânico, experimentamos sensações que podem aparentar uma doença física, como um ataque do coração ou uma dificuldade em respirar.

Mas é tudo fruto da ansiedade. E é aí que entra a EFT, que pode ser de enorme ajuda nesses casos. Com os toques das pontas dos dedos e as frases que falamos, reconhecendo o nosso problema, começamos a criar uma nova referência. Começamos novamente a reconquistar a confiança.

Postar um comentário